quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Fazendo com que as crianças comam de maneira saudável

Não sou psicóloga nem nutricionista, mas se a minha experiência pessoal como mãe puder te ajudar de alguma forma a oferecer uma alimentação mais saudável para tua família, já está valendo. Então vou falar um pouco da minha experiência tentando fazer com que as minhas filhas comam de maneira saudável. Seguem algumas dicas.



Para as crianças menorzinhas (1 a 3 anos):
1 - Não desistir, continuar insistindo. A Gigi se recusava a comer peixe e ovo, mas eu continuei a oferecer, sempre colocava um pouquinho no prato dela. Até que um dia ela resolveu comer e decidiu que gostava. Hoje ela adora ovo e come alguns tipos de peixe.
2 - Sempre deixei elas comerem sozinhas, depois que elas saíram da fase da papinha, eu nunca dei comida na boca delas. Deixava elas comerem no cadeirão, mesmo que fizessem a maior bagunça. Assim elas aprenderam a comer no ritmo delas e a naturalmente parar de comer quando se sentem satisfeitas.
3 - Crianças menores gostam de refeições mais simples em que elas podem identificar o que estão comendo. Elas geralmente vão recusar pratos mais complicados como tortas, estrogonofe, lasanha...

Para as maiorzinhas:
1 - Estipulamos a regra aqui em casa que elas têm que experimentar antes de falar que não gostam de algo. Nós não as obrigamos a comer tudo que está no prato, mas tem que dar pelo duas garfadas antes de falar que não gosta.
2 - Se eu faço uma sopa e elas dizem que não gostam, eu não saio correndo para cozinhar macarrão para elas. Eu sempre falo "Sinto muito mas é o que tem pra janta hoje" e elas acabam comendo. A fome sempre fala mais alto. E o mais engraçado é que muitas vezes no dia seguinte elas perguntam "Mãe, sobrou daquela sopa?!".
3 - Durante a semana a única sobremesa que oferecemos para elas são frutas. Já no final de semana comemos um doce. Em ocasiões especiais como festas de aniversário, passeios, viagens...deixamos elas comerem o que quiserem e não ficamos pegando no pé. O que importa mesmo é a rotina, são os hábitos que elas vão criar no dia-a-dia.
4 - Elas nunca tomaram refrigerante, simplesmente porque nós nunca oferecemos e elas nunca pediram. Sucos de caixinha só de vez em quando.
5 - Não comemos na frente da TV.
6 - Depois que elas ficaram um pouco maiores, percebi que elas comem melhor e estão mais abertas a aceitar um novo alimento quando elas participam do preparo da refeição.  Elas podem ajudar a escolher os vegetais no supermercado, lavar, mexer a comida na panela, colocar os temperos, escolher a receita do dia, enfim pequenas coisas. Elas adoram participar.



Hoje as duas comem quase de tudo, adoram frutas e legumes, mas foi e continua sendo com esforço. Vejo isso como um grande investimento na saúde e no futuro delas. Bons hábitos que se formam desde cedo vão ficar pra vida toda. E eu espero que, diferentemente de mim que cresci comendo um pacote de bolacha recheada toda tarde, elas não  tenham que ficar brigando com a balança quando adultas.

Boa sorte!

Re

2 comentários:

  1. Muito legais suas dicas, Renata! Legal descobrir um pouquinho sobre vc! Beijos do Brasil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Vê! Se um dia você vier aqui para Calgary por favor me avisa! Beijos...

      Excluir