quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Salada Caesar

Sempre que faço esta salada aqui em casa é um sucesso, todo mundo adora!



Ingredientes:
- 1 alface americana
- 1 xícara de crouton (cubinhos de pão   torrado) - Opcional

Molho:
- 1 limão (pode substituir por 2 colheres de sopa de vinagre branco se não tiver limão  em casa)
- 2 colheres de sopa de molho inglês
- 1 colher de sopa de azeite de oliva
- 1 colher de sopa bem cheia de maionese
- 3 dentes de alho (eu gosto do alho bem marcante, colocar menos alho se você não gostar tão forte)
- 1 pacote de queijo parmesão (50 gr)
- sal e pimento do reino a gosto

Modo de fazer:

Lavar bem o alface e picar em tiras.
Preparar o molho: picar o alho em pedacinhos bem pequenos ou amassar. Colocar todos os ingredientes numa vasilha e misturar bem com uma colher ou garfo.
O queijo pode ser misturado com o molho ou jogado por cima da salada juntamente com o crouton para finalizar.

Bom apetite!

Re

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Couve de Bruxelas Assada com Mel

Esta receita é super fácil de fazer, saudável e fica uma delícia. Uma ótima opção  para acompanhar a macarronada ou pode também ser servida como salada.


Ingredientes:
- 450 gramdas de couve de bruxelas
- 1 pimentão (opcional)
- 3 dentes de alho
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- 1 colher de chá de mel
- 1 colher de sobremesa de vinagre branco
- 1 pitada de pimenta seca em flocos
- sal e pimenta do reino a gosto



Modo de fazer:
Pré-aquecer o forno a 180C ou 350F.
Cortar a couve de bruxelas ao meio, o pimentão e o alho em pedaços pequenos. Colocar numa assadeira (gosto de cobrir a assadeira com papel alumínio). Banhar os vegetais com o azeite e temperar com a pimenta em flocos e o sal. Levar ao forno por 30 minutos. Assim que tirar do forno, adicionar o mel e o vinagre. Misturar bem. Pode servir quente ou gelada como uma salada.

Bom apetite!

Re

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Sopa de couve, cenoura e cevadinha

Pensa numa sopa super nutritiva, gostosa e ainda por cima vegetariana! A couve é um alimento super rico em ferro que vale a pena ser incluído na dieta.




Ingredientes:

- 1 xícara de cevadinha
- 1 cebola amarela
- 3 dentes de alho
- 4 cenouras
- 1 tomate
- 3 ou 4 folhas de couve
- 4 xícaras de água 
- 1 colher de sopa de azeite de oliva
- 1 colher de café de cominho (opcional - eu gosto muito)
- Ervas para temperar (orégano, salsinha, cebolinha...)
- Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Lavar e picar a cebola, alho, cenoura, tomate e a couve em pedaços pequenos.
Refogar a cebola no azeite até ficar transparente (por volta de 5 minutos). Adicionar a cenoura, alho, tomate e a cevadinha. Cobrir com a água e temperar. Deixar cozinhar no fogo médio-baixo até  a cevadinha ficar macia (aproximadamente 20 minutos). Por último  adicionar a couve e deixar cozinhar por mais uns 5 minutos. Servir com queijo parmesão ralado e um pedaço de pão. Fica uma delícia!

Bom apetite!

Re

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Fazendo com que as crianças comam de maneira saudável

Não sou psicóloga nem nutricionista, mas se a minha experiência pessoal como mãe puder te ajudar de alguma forma a oferecer uma alimentação mais saudável para tua família, já está valendo. Então vou falar um pouco da minha experiência tentando fazer com que as minhas filhas comam de maneira saudável. Seguem algumas dicas.



Para as crianças menorzinhas (1 a 3 anos):
1 - Não desistir, continuar insistindo. A Gigi se recusava a comer peixe e ovo, mas eu continuei a oferecer, sempre colocava um pouquinho no prato dela. Até que um dia ela resolveu comer e decidiu que gostava. Hoje ela adora ovo e come alguns tipos de peixe.
2 - Sempre deixei elas comerem sozinhas, depois que elas saíram da fase da papinha, eu nunca dei comida na boca delas. Deixava elas comerem no cadeirão, mesmo que fizessem a maior bagunça. Assim elas aprenderam a comer no ritmo delas e a naturalmente parar de comer quando se sentem satisfeitas.
3 - Crianças menores gostam de refeições mais simples em que elas podem identificar o que estão comendo. Elas geralmente vão recusar pratos mais complicados como tortas, estrogonofe, lasanha...

Para as maiorzinhas:
1 - Estipulamos a regra aqui em casa que elas têm que experimentar antes de falar que não gostam de algo. Nós não as obrigamos a comer tudo que está no prato, mas tem que dar pelo duas garfadas antes de falar que não gosta.
2 - Se eu faço uma sopa e elas dizem que não gostam, eu não saio correndo para cozinhar macarrão para elas. Eu sempre falo "Sinto muito mas é o que tem pra janta hoje" e elas acabam comendo. A fome sempre fala mais alto. E o mais engraçado é que muitas vezes no dia seguinte elas perguntam "Mãe, sobrou daquela sopa?!".
3 - Durante a semana a única sobremesa que oferecemos para elas são frutas. Já no final de semana comemos um doce. Em ocasiões especiais como festas de aniversário, passeios, viagens...deixamos elas comerem o que quiserem e não ficamos pegando no pé. O que importa mesmo é a rotina, são os hábitos que elas vão criar no dia-a-dia.
4 - Elas nunca tomaram refrigerante, simplesmente porque nós nunca oferecemos e elas nunca pediram. Sucos de caixinha só de vez em quando.
5 - Não comemos na frente da TV.
6 - Depois que elas ficaram um pouco maiores, percebi que elas comem melhor e estão mais abertas a aceitar um novo alimento quando elas participam do preparo da refeição.  Elas podem ajudar a escolher os vegetais no supermercado, lavar, mexer a comida na panela, colocar os temperos, escolher a receita do dia, enfim pequenas coisas. Elas adoram participar.



Hoje as duas comem quase de tudo, adoram frutas e legumes, mas foi e continua sendo com esforço. Vejo isso como um grande investimento na saúde e no futuro delas. Bons hábitos que se formam desde cedo vão ficar pra vida toda. E eu espero que, diferentemente de mim que cresci comendo um pacote de bolacha recheada toda tarde, elas não  tenham que ficar brigando com a balança quando adultas.

Boa sorte!

Re

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Salada de Quinoa

As crianças adoram esta salada de quinoa. É super fácil de fazer, saudável e fica uma delícia.



Ingredientes:
1 xícara de quinoa cozida
1 cenoura grande
1 pepino japonês grande
1 xícara de tomates cereja
1/2 limão
1 colher de sopa de azeite
sal a gosto

Modo de preparo:
Cortar a cenoura, pepino e tomates em cubos bem pequenos. Misturar a quinoa  fria ou gelada com os vegetais. Temperar com limão, azeite e sal a gosto.

Segue o link para como cozinhar a quinoa: http://nosssacozinhasuacozinha.blogspot.com/2015/11/quinoa.html

Bom apetite!

Re

Brigadeiro de biomassa de banana verde #lactosefree

O brigadeiro de biomassa de banana verde é uma boa opção para quem não pode ou não quer consumir produtos vindos do leite ou para quem está buscando uma versão mais saudável do nosso doce favorito. Mas se vocês me perguntarem se é igual ao brigadeiro normal a resposta é não - não é igualzinho. Todo mundo aqui em casa gostou e aprovou mas a consistência é um pouco diferente e ele é menos doce e tem mais sabor de chocolate amargo (não fica com sabor de banana nem de coco).



Ingredientes:
1/2 xícara de biomassa de banana verde
1/2 xícara de leite de coco
1/4 xícara de cacau em pó
1/3 de xícara de açúcar de coco ou mel ou melaço
2 colheres de sopa de chocolate sem açúcar ralado
óleo de coco para untar as mãos cacau ou lascas de chocolate sem açúcar para decorar

Modo de preparo:
Bater tudo no liquidificador e cozinhar mexendo sempre. Depois que levantar fervura cozinhar por mais 5 minutos até começar a soltar do fundo da panela. Deixar na geladeira de um dia para o outro. Passar óleo de coco nas mãos e enrolar os brigadeiros. Passar no cacau ou nas lascas de chocolate.

Segue o link para a receita da biomassa: http://nosssacozinhasuacozinha.blogspot.com/2015/11/biomassa-de-banana-verde.html

Bom apetite!

Re

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Bolo de chocolate com biomassa de banana verde #glutenfree #lactosefree

Fiz este bolo usando a biomassa de banana verde e o pessoal adorou. Fiquei impressionada que eles não notaram a diferença. Tai uma receita de bolo muito fácil e saudável. O bolo fica úmido e gostoso.Receita da biomassa aqui: http://nosssacozinhasuacozinha.blogspot.com/2015/11/biomassa-de-banana-verde.html


Ingredientes:
- 250g de Biomassa de Banana Verde
- 5 ovos
- 5 colheres de sopa de açúcar mascavo (adicionar mais açúcar se você preferir um bolo mais docinho)
- 5 colheres de sopa de cacau ou chocolate em pó
- 2 colheres de sopa de fermento em pó



Modo de Preparo:
Pré-aquecer o forno a 180C ou 340F.
Bater a Biomassa de Banana Verde com os ovos no liquidificador.
Em uma tigela misturar o cacau em pó, o açúcar, o fermento e a mistura batida no liquidificador. A massa fica com a textura de um mousse. 
Despejar em uma forma untada e levar ao forno médio por volta de 25-30 minutos.

Bom apetite!
Re

Biomassa de Banana Verde

Este final de semana, testei a biomassa de banana verde e gostei muito. Ela pode ser usada para substituir a farinha, o leite condensado, o creme de leite... e traz vários benefícios para a saúde. Fiz um bolo de chocolate usando a biomassa no lugar da farinha e ninguém aqui em casa notou a diferença! Incrível não?! Receita do bolo aqui:
http://nosssacozinhasuacozinha.blogspot.com/2015/11/fiz-este-bolo-usando-biomassa-de-banana.html

Antes de amadurecer, a banana conta com uma alta concentração de amido resistente, um composto importante para a saúde do intestino, do coração e que também é aliado da dieta. A biomassa ajuda a nutrir a mucosa intestinal, além de aliviar diarréias e contribuir no combate à prisão de ventre. Além de reduzir os níveis de HDL na corrente sanguínea, ela ajuda a diminuir os triglicerídeos e a atua na redução da absorção de gordura. Também é rica em vitaminas A, B1, B2 e minerais essenciais como fósforo, magnésio e potássio. Enfim, super saudável!



Ingredientes:

- Banana nanica verde (a fruta não deve estar em processo de amadurecimento)
- Água



Modo de preparo:

Lavar bem as bananas e colocar em uma panela de pressão cobertas com água.
Cozinhar por 8 minutos após iniciar a pressão, desligar o fogo e deixar que a pressão continue cozinhando as bananas por mais 12 minutos.
Após o cozimento manter as bananas na água quente. Aos poucos, ir descascando uma a uma e colocar ainda quente no processador ou no liquidificador para bater.

Ela pode ser armazenada na geladeira por até 5 dias ou no congelador por até 3 meses.

Bom apetite!
Re

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Quinoa

Tentei substituir o arroz branco aqui em casa pelo integral, mas não teve jeito, eu sou a única que gosta de arroz integral. Então decidi testar a quinoa e as meninas estão adorando.

A quinoa é muito simples de preparar e vai bem sozinha (substituindo o arroz) ou em várias outras receitas como sopas e saladas. Além disso ela traz vários benefícios: é muito rica em proteínas, contém todos os aminoácidos essenciais, tem baixo valor glicêmico... 



Ingredientes:
1 xícara de quinoa
2 xícaras de água
1 colher de chá de óleo (gosto muito do de côco)
1 pitada de sal

Modo de preparo:
Colocar a quinoa, água, óleo e sal numa panela. Quando levantar fervura, abaixar a temperatura para média-baixa e tampar a panela. Deixar cozinhar até a água secar, como um arroz.

Segue o link para uma salada de quinoa muito gostosa: http://nosssacozinhasuacozinha.blogspot.com/2015/11/salada-de-quinoa.html
 
Bom apetite,

Re


terça-feira, 3 de novembro de 2015

Batata assada com casca crocante e saborosa

Sabe aquela batata assada bem macia por dentro e crocante por fora?! Então, só seguir esta receita aqui. Quem me ensinou foi o maridão e as meninas adoram. É uma opção de jantar simples e gostosa.


Ingredientes:
Batatas grandes (gosto da russet)
Azeite de oliva
Sal Grosso
Recheios de sua preferência, eu particularmente gosto de cream cheese com ervas, requeijão ou simplesmente manteiga.



Modo de preparo:

Pré-aquecer o forno a 180C ou 350F.
Lavar bem, secar e untar a batata com azeite e sal grosso. Colocar a batata diretamente na grelha do forno. Deixar assar por volta de 50 minutos ou até ficar macia por dentro. Retirar o excesso de sal grosso da casca da batata, fazer um corte na lateral, virar e rechear.

Bom apetite!

Re